quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Edson Santos é confirmado no Ministério da Igualdade Racial

O deputado federal Edson Santos (PT-RJ) será o nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Igualdade Racial. A indicação foi confirmada nesta quarta-feira por petistas.

Ex-vereador, Edson Santos era um dos nomes cotados para ser o candidato do PT à prefeitura do Rio de Janeiro no segundo semestre. Ele assume a pasta em substituição a Matilde Ribeiro, que pediu demissão no início do mês depois das acusações de abuso nos gastos com cartão corporativo. As denúncias geraram uma CPI mista, criada na segunda-feira após um acordo entre governo e oposição e que vai investigar os gastos dos últimos dez anos, englobando os governos Fernando Henrique e Lula.


O ministério vinha sendo ocupado interinamente pelo secretário-adjunto Martvs das Chagas. Ele também estava cotado para o posto, assim como a cantora Leci Brandão.
Entidades do movimento negro querem ministro com perfil articulador
Representantes de movimentos sociais negros avaliavam mais cedo que, mais que um nome específico, o Ministério da Igualdade Racial precisa de ampliação da estrutura e mais articulação com a sociedade.


O nome da cantora Leci Brandão foi apontado pelo fundador e conselheiro da ONG Educação e Cidadania de Afro-Descendentes e Carentes (Educafro), frei David, como a "indicação da comunidade negra" para substituir a ex-ministra. No entanto, a indicação não é consensual, segundo representantes do Movimento Negro Unificado (MNU) e da União de Negros pela Igualdade (Unegro).


- O nome da Leci é um dos nomes apontados, mas não é um consenso. Temos vários quadros dentro do movimento negro, dentro das várias vertentes, dos vários segmentos - afirmou Marta Almeida, coordenadora do MNU em Pernambuco.


O secretário de Promoção da Igualdade da Bahia, Luiz Alberto Silva, e o secretário-executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), Ivanir dos Santos, foram apontados como sugestões por Marta. De acordo com Julião Vieira, integrante da executiva nacional da Unegro, Leci Brandão "seria um bom nome", mas, segundo ele, a lista de possíveis indicações é mais ampla, com "seis, oito ou dez nomes" e está em discussão nos bastidores.


- Quem vier tem que ter um perfil de maior amplitude e interlocução com o movimento negro brasileiro e o movimento social, com a academia (o setor acadêmico), com o movimento sindical - avaliou Vieira.


A representante do MNU não descarta a indicação de um branco para o Ministério.
- Seria coerente, dependendo do perfil do indicado, é uma secretaria de promoção da igualdade racial, pode ser um ministro judeu, indígena. Tem que ter o perfil: não-racista, não-homofóbico e com sensibilidade para os movimentos sociais e para a questão racial - pondera.
Já a fundadora da organização não-governamental (ONG) Geledés - Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro, defendeu que "não é responsabilidade da comunidade negra" indicar nomes para o ministério.


- A secretaria é uma proposta do governo, que emerge dos compromissos assumidos pelo PT e sua base aliada com sua militância política; então, a definição desse nome é de responsabilidade e de competência do PT, da sua militância e das forças políticas que estão na base aliada desse governo. É esse segmento que tem que sugerir esse nome - avaliou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tentei deixar num recado p o candidato á deputado federal, mas por incrivel q pareça não foi enviado pq? Fica difícil qdo não temos muita habilidade com computadores.....

Anônimo disse...

No comentario anterior q não foi enviado eu disse q sou sua eleitora desde 1994 qdo encontrei o seu santinho no chão e pensei q não era ali o nosso lugar, desde então voto no sr. e fiquei muito feliz ao sabe-lo Ministro da Igualdade Racial,espero um dia votar no sr p/ Presidente...Abraços..