segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

História da colonização de África – Parte 1

Apesar de, segundo as descobertas mais recentes de fósseis de hominídeos, a África ser o “berço da humanidade”, donde a espécie Homo sapiens se espalhou pelo mundo, e de contar com uma das civilizações mais antigas do Planeta – o antigo Egito -, este continente foi desde a Antiguidade alvo de governantes de vários países, sobretudo os da Europa. As intempéries do passado e as disputas locais deixaram marcas que persistem até hoje no seio das populações de várias nações africanas.

A história da colonização de África encontra-se documentada desde que os fenícios começaram a estabelecer colônias na costa africana do Mediterrâneo, por volta do século X a.C.. Seguiram-se os gregos, entre os séculos século VI a.C. e século III a.C., os romanos no século II a.C., os vândalos, que tomaram algumas colônias romanas já no século V da nossa era, seguidos pelo império bizantino, no século seguinte, os árabes, no século VII e, finalmente, estados modernos da Europa, a partir do século XIV.

A colonização fenícia - A Fenícia foi um antigo reino cujo centro se situava na planície costeira do que é hoje o Líbano, no Mediterrâneo oriental. Esta civilização desenvolveu-se entre os séculos X e V a.C., estabelecendo colónias em todo o norte de África. Uma das colónias fenícias mais importantes desta região foi Cartago.

A colonização grega – Se deu por disputas por terras férteis na península grega levando-os a colonizar o Norte da áfrica, a Magna Grécia e a entrada do Mar Negro. As colônias instaladas mantinham intercâmbio cultural e forneciam alimentos para os peninsulares.

A colonização romana – No século II, com a expansão de Roma, pelo Norte da África, se teve dominado várias tribos Africanas e se transformaram em escravos ou se eram fortes transformavam em guerreiros para lutas e guerras principalmente lutas,batalhas e guerras com os outros povos vizinhos ao de Roma. Foi o primeiro povo estrangeiro a escravizar e transformar em guerreiros para lutas e guerras os povos Africanos. O Império de Roma dominou toda a África Mediterrânea, ou seja, a parte extrema do norte da África e que rodeia o Mar Mediterrâneo.

A colonização bizantina - Depois dos Vândalos do século V, vieram o Império Bizantino no século VI e dominaram o Egito e o que hoje é a parte oriental da Líbia
A colonização árabe - A colonização dos Árabes ocorreu durante os séculos VIII e IX e abrangeu todas as terras que são o actual Deserto do Saara e grande parte da África Ocidental e a zona costeira da África Oriental.

Omã – Durante o século XVIII o Omã estabeleceu várias colônias ultramarinas, dentre as quais estão o Baluchistão (atual Paquistão), os Comores, Moçambique, Madagascar, Tanzania (a ilha de Zanzibar virou Capital do Omã entre 1841 e 1890 e a cidade de Dar es Salaam foi fundada pelo sultão de Zanzibar), a costa da Somália alguns territórios na Índia. Porém, com o declínio do sultanato, tais colônias foram perdidas quando, em 1891 o sultanato vira protetorado britânico.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário: