domingo, 13 de janeiro de 2008

Cesaria Évora: beleza africana em Café Atlântico

A diva dos pés descalços ... é como se apresenta nos palcos, em solidariedade aos «sem-teto» e às mulheres e crianças pobres de seu país.

Á morna, um gênero musical profundo em sentimentos e aparentado ao fado português,cantado em crioulo cabo-verdiano, ela adicionou toques sentimentais com sons acústicos de violão, cavaquinho, violino, acordeon e clarineta. Também várias vezes a ouvimos cantar fado, o qual foi, literalmente conquistado, por esta voz tropical.

O blues cabo-verdiano de Cesária Évora tem como tema a longa e amarga história de isolamento do seu país e do grande comércio de escravos, assim como da saudade e da emigração - o número de cabo-verdianos morando no exterior é maior do que a população total do país.

A voz de Cesária Évora, acompanhada de instrumentos que lhe dão um toque demelancolia, ressalta a emoção, que caracteriza a interpretação. Mesmo platéias que nãoentendem o idioma, interagem com emoção nas apresentações. Fez vários duetos comMarisa Monte. Em 2004 conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world musiccontemporânea. Em 2007, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França.

A cantora é freqüentemente comparada a damas magistrais como Billie Holliday e Edith Piaff. Nascida em Mindelo, na Ilha de Cabo Verde, em um família muito pobre, ela começou a cantar ainda adolescente e não tardou a ser alçada à Rainha da Morna.

Somente em 1980 Cesária Évora gravou, em Paris, seu primeiro CD, em francês mesmo, La Diva Aux Pied Nus, o título pelo costume que ela tem de apresentar-se descalça. O prestígio de crítica e público foi consolidado com o lançamento de Miss Perfumado, em 1992.

Café Atlântico é uma de suas mais impecáveis obras. As canções são cantadas no idioma cabo-verdense um português quase ininteligível. Trata-se de uma sonoridade universal, absolutamente bela e tipicamente cesariana. Antone Escaderode é uma levada forrozeira à la Luiz Gonzaga, embora num padrão vem peculiar. Desilusão dum Amdjer é pura melancolia.

Uma das mais brilhantes performances de Café Atlântico é a linda É Doce Morrer no Mar, na qual se aliam Cesária Évora e Marisa Monte para encontrar novas belezas nesse clássico de Dorival Caimmy e Jorge Amado.

DISCOGRAFIA

1988 - La Diva aux pieds nus

1990 - Distino di Belita

1991 - Mal Azul4

1992 - Miss Perfumado

1994 - Sodade, Les Plus Belles Mornas De Cesaria

1995 - Cesaria

1997 - Cabo Verde

1998 - Best Of

1999 - Café Atlântico

2001 - São Vicente de Longe

2002 - Cesária Evora Anthology

2002 - The very Best Of

2002 - Live in Paris (DVD)

2003 - Voz D'amor

2003 - Club Sodade - Cesaria Evora by...

2006 - Rogamar

Nenhum comentário: