domingo, 23 de dezembro de 2007

Cidade do Cabo: um misto de África e Europa

Como todas as cidades da África do Sul, a Cidade do Cabo é ambivalente - europeia sem ser europeia, africana sem ser africana, uma mistura de primeiro e terceiro mundos. Mas que é uma das cidades mais belas do mundo, sobre isso não restam dúvidas. Mesmo o visitante de passagem acabará por reservar algumas centenas de células da sua capacidade cerebral para guardar imagens desta cidade, das suas montanhas e do mar.

A Cidade do Cabo, a colonização mais antiga da África do Sul, é dominada pela montanha da Mesa, cujo cume plano se ergue no alto dos seus mil metros. Poderá fazer maravilhosos passeios pelas montanhas, vinhedos e praias sem qualquer dificuldade. Tem fama de ser a cidade com o espírito mais aberto e o ambiente mais descontraído da África do Sul e talvez a cidade de África mais segura para os turistas.

O centro da cidade, situado a norte da montanha da Mesa, é surpreendentemente pequeno. A Baixa, muitas vezes designada por City Bowl, concentra grande parte dos pontos de interesse da Cidade do Cabo. O Castelo da Boa Esperança, construído entre 1666 e 1679, é uma das edificações europeias mais antigas da África Austral. O Museu Sul-Africano é um belo edifício antigo com armários e armários cheios de animais embalsamados e dioramas de dinossauros sedentos de sangue. Na secção dedicada às culturas indígenas poderá ver reproduções extraordinariamente fiéis de comunidades san (boximanes).

O Six District Museum é um local muito mais simples, dedicado aos residentes desta antiga comunidade tão efervescente no plano cultural e que entretanto foi demolida. O Victoria and Alfred Waterfront (passeio marítimo) fica para norte do centro da cidade. Esta zona está ostensivamente vocacionada para o turismo, apesar de conseguir evitar o irrealismo vazio de outros projectos de requalificação das áreas portuárias. Tem um ambiente bem conseguido, é interessante e encerra uma profusão de restaurantes, bares, locais com música ao vivo e lojas. Recentemente foi construído um óptimo aquário. A animação prolonga-se pela noite fora, por isso qualquer hora é boa para fazer uma visita.

O teleférico da montanha da Mesa é uma atracção tão óbvia e popular que poderá sentir dificuldade em se convencer de que vale a pena a deslocação e a despesa. Vale a pena. Em dias claros, a vista do topo é fantástica e o cume oferece excelentes passeios, sobretudo na Primavera, quandas as plantas estão em flor. É também o habitat do dassie das rochas, esse curioso mamífero com aspecto de roedor, cujo parente vivo mais próximo é o elefante. Os Jardins Botânicos de Kirtenbosch, na encosta oriental da montanha da Mesa, são dos mais belos do mundo e quase exclusivamente dedicados a plantas indígenas. Recomenda-se vivamente uma viagem à ilha de Robben (ou Seal): prisão política antes da democracia, o seu recluso mais famoso foi Nelson Mandela.

O City Bowl é um bom local para escolher hospedarias, pensões e hotéis. Sea Point, à beira do oceano Atlântico, a ocidente do centro, é outro bom lugar para ficar. O Observatory é um bairro agradável, popular entre os estudantes. Fica a leste do centro e um pouco fora de mão, mas oferece alojamento a preços módicos. Também não é um mau sítio para comer se se cansar do brilho e das luzes do Waterfront.

Fonte:
http://pt.livra.com/

Nenhum comentário: